As escolas inclusivas são passíveis de realização quando temos flexibilidade curricular, ou seja, escolas com possibilidades curriculares apropriadas para crianças com habilidades e interesses diferentes.
Numa política voltada para a educação inclusiva, o fornecimento de materiais e equipamentos de apoio ao deficiente, o uso de tecnologias avançadas e a adaptação do espaço físico das escolas para o acesso e deslocamento dos alunos com necessidades especiais devem ser priorizados.
A formação dos profissionais da educação deve ser voltada para a educação inclusiva, cuja prática deverá ser acompanhada por uma equipe de apoio muldisciplinar;
Para uma escola inclusiva é preciso mudanças no: currículo, prédios, organização escolar, pedagogia, avaliação, pessoal, filosofia da escola e atividades extra-curriculares.
A INCLUSÃO PROPORCIONA...
Valorização das potencialidades;
Incorporação da diversidade;
Proporciona espaços de crescimento mútuo;
Respeito aos Indivíduos;
Trabalho conjunto entre escola, famílias e entidades;
Acompanhamento e assistência desde a infância;
Todos têm capacidade de aprender.
Adriana,
ResponderExcluirEssa é a realidade que almejamos para a educação no Brasil, penso que todas as características elencadas no texto são imprescindíveis para dar visibilidade a diversidade humana.
Um abraço.
Oi Adriana,
ResponderExcluirAdorei o texto. Ele mostra o quanto ainda temos que evoluir quando falamos em inclusão. Mas o importante é estarmos fazendo a nossa parte e lutarmos para chegarmos nesse ideal.
Abraços,
Renata