quinta-feira, 9 de junho de 2011

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

As escolas inclusivas são passíveis de realização quando temos flexibilidade curricular, ou seja, escolas com possibilidades curriculares apropriadas para crianças com habilidades e interesses diferentes.
Numa política voltada para a educação inclusiva, o fornecimento de materiais e equipamentos de apoio ao deficiente, o uso de tecnologias avançadas e a adaptação do espaço físico das escolas para o acesso e deslocamento dos alunos com necessidades especiais devem ser priorizados.
A formação dos profissionais da educação deve ser voltada para a educação inclusiva, cuja prática deverá ser acompanhada por uma equipe de apoio muldisciplinar;
Para uma escola inclusiva é preciso mudanças no: currículo, prédios, organização escolar, pedagogia, avaliação, pessoal, filosofia da escola e atividades extra-curriculares.

A INCLUSÃO PROPORCIONA...

 
 

*Valorização das potencialidades;
*Incorporação da diversidade;
*Proporciona espaços de crescimento mútuo;
*Respeito aos Indivíduos;
*Trabalho conjunto entre escola, famílias e entidades;
*Acompanhamento e assistência desde a infância;
*Todos têm capacidade de aprender.

2 comentários:

  1. Adriana,

    Essa é a realidade que almejamos para a educação no Brasil, penso que todas as características elencadas no texto são imprescindíveis para dar visibilidade a diversidade humana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,

    Adorei o texto. Ele mostra o quanto ainda temos que evoluir quando falamos em inclusão. Mas o importante é estarmos fazendo a nossa parte e lutarmos para chegarmos nesse ideal.

    Abraços,
    Renata

    ResponderExcluir